Automação de Força de Vendas: O que é?
A Automação de Força de Vendas (AFV) é um software que gerencia as informações comerciais de equipes de vendas tanto externas quanto internas.
Seus principais objetivos são:
- Automatizar o processo de vendas;
- Aumentar a produtividade dos vendedores (internos/externos);
- Organizar a forma com que os pedidos chegam até a empresa.
A AFV tem o funcionamento tanto Mobile (smartphones e tablets) quanto Web (computadores). As duas plataformas fazem uma ponte de informações e tudo que acontece em um é enviado para o outro.
Vamos dividir os conceitos e falar um pouco sobre o que pode ser encontrado em cada uma das modalidades. Lembrando que as funcionalidades descritas neste blog se referem à nossa ferramenta Demander. Cada ferramenta de AFV possui suas próprias características =)
Plataforma Mobile
Quando o sistema de AFV é usado em Mobile o vendedor necessita ter um smartphone ou tablet para instalação e uso da aplicação. Ele poderá usufruir de funcionalidades como:
- Check-in em seus clientes;
- Emitir pedidos direto para sua empresa;
- Consultar as Rotas para suas visitas;
- Cadastrar novos clientes ou prospects;
- Consultar tabelas de preços;
- Ficar de olho nas suas Metas;
- Registrar eventos;
- Registrar Visitas sem Vendas;
- Consultar Títulos de seus clientes;
- Consultar Relatórios;
- Pronta-Entrega, entre outras funções.
Todos esses processos podem ser feitos sem conexão com a internet. Assim que o vendedor possuir uma, em seu smartphone, as informações poderão ser sincronizadas pelo vendedor e enviadas para a empresa.
Plataforma Web
Já a versão Web tem como propósito principal a análise de informações. Tudo que é coletado na ferramenta de AFV são transformados em informações palpáveis dentro do Painel do Gerente. Isso traz visibilidade de como a estratégia comercial está correndo.
Algumas das principais ferramentas da plataforma WEB são:
- Dashboard de Dados Gerenciais;
- Consulta de Pedidos Emitidos;
- Tele-Vendas para Clientes Perdidos;
- Monitoramento por GPS, para acompanhar onde sua equipe está atuando;
- Consulta de Relatórios;
- Loja B2B e B2C.
Dessa forma fica muito fácil para o gestor da equipe entender seus pontos fracos e montar uma estratégia para vender ainda mais.
Integração com seu ERP
Pelo fato das ferramentas de AFV serem focadas inteiramente na parte comercial, a maioria delas não fazem a parte burocrática e de logística das empresas. Deste modo, estas que necessitam das duas ferramentas recorrem à Integração com seus ERP’s (Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Hoje o Demander tem mais de 60 parceiros ERP’s que já possuem essa integração.
Aumento das Vendas
Com a equipe comercial utilizando uma ferramenta de AFV, as vendas vão subir seguramente. Com o aplicativo os vendedores conseguem fazer mais ações em menos tempo, desse modo conseguem visitar mais clientes, efetuando mais fechamentos.
E pensar que há um tempo atrás boa parte dessas ações eram realizadas com papel e caneta.