Monitoramento GPS: porque acompanhar sua equipe de vendas
O monitoramento GPS da equipe não se trata de domínio ou desconfiança, refere-se a um acompanhamento que tem o objetivo de melhorar execução das etapas a serem concluídas até o cumprimento das metas.
Cumprimento da jornada de trabalho
Este monitoramento pode ser usado por qualquer empresa, independente do porte ou do perfil.
O monitoramento GPS também serve como uma forma de garantir o bem-estar de cada trabalhador, evitando acidentes de trabalho e cuidado de sua plenitude física.
Benefícios do monitoramento
- Acompanhamento em tempo real;
- Registro de visitas;
- Relatórios de rotas.
Se no seu negócio você trabalha com uma equipe que atua em campo, já deve ter se perguntado de que forma você pode acompanhar o desempenho e a produtividade da mesma.
Grande parte dos profissionais que atuam externamente sofrem diariamente com o trânsito, o que atinge diretamente na execução do seu trabalho. Principalmente em horário comercial é algo bem comum, que leva a influenciar em seu planejamento de atendimento.
Pontos positivos do monitoramento GPS
- Exatidão da comunicação;
- Segurança;
- Controle de produtividade;
- Aumento nas vendas.
O colaborador que está na rua pode enviar a sua geolocalização para o empregador em tempo real. Sendo assim uma garantia de mapeamento da produtividade e comportamento do realização dos seus trabalho durante sua jornada.
Trabalhando com o GPS, você terá informações de análise e eficiência da equipe externa e aumentará a confiabilidade da equipe e dos serviços prestados.
Legislação
Um cuidado importante é deixar claro para o funcionário da usabilidade de uma ferramenta de monitoramento. O colaborador externo deve estar em regime CLT, é ilegal o monitoramento de autônomos ou representantes sem o consentimento dos mesmos.
1. CLT
O monitoramento é somente para funcionário CLT. Neste regime é permitido pela Lei, porque o funcionário está ao dispor e de acordo com a empresa, dentro da jornada de trabalho que foi estipulada durante a contratação do mesmo.
2. “Aceito os termos de monitoramento”
O funcionário contratado deve estar ciente que será monitorado pelo aparelho eletrônico.
Na contratação ele deve assinar um contrato ou termo, com os detalhes e as regras impostas pela a empresa para a realização do seu serviço. Deve ser descrito de forma clara tudo o que acontece com o aparelho que o acompanha.
3. Rastreamento seletivo
Se você pensou em acompanhar e controlar apenas alguns dos colaboradores da sua equipe externa e dar “liberdade exclusiva” para outros funcionários externos, isso pode levar a problemas. Só é permitido quando a empresa estiver testando um sistema.
O ideal é deixar tudo acordado e registrado em um contrato assinado pelo colaborador, assim respeitando a legislação civil e trabalhista.
Monitoramento e metas:
Como saber se as metas de visitas estão sendo atingidas? Minha equipe está visitando de fato o cliente? O CRM como grande aliado.
Tão importante quanto o próprio monitoramento GPS. Com o CRM é possível registrar o que ocorreu na visita realizada. Informações como grau de relacionamento e prospecção com cada cliente das carteiras dos vendedores. Um dos principais elementos para assertividade em marketing e vendas.