Como gerar valor para o seu cliente?
Quem trabalha com vendas está cada vez mais habituado ao conceito de geração de valor para o cliente. De fato, criar uma experiência memorável para o consumidor ganhou uma importância ainda maior nos últimos anos.
Dadas as transformações sociais, culminando em uma maior consciência do consumidor, a relação empresa-cliente precisa ser uma via de mão dupla, ou seja, é preciso que o cliente enxergue na sua marca valores dos quais compartilha.
Se a importância deste conceito já está enraizada, o fato é que gerar valor para o seu cliente é uma tarefa mais complexa do que parece. Afinal, o que é preciso ser feito para que essa estratégia faça sentido? Confira na sequência do artigo e incorpore aos seus processos!
Por que gerar valor para o cliente?
Como os clientes lembram do seu negócio? Se você acha que o consumidor espera apenas preços baixos da sua empresa, está enganado.
Para que o cliente realmente se engaje com a sua marca, é preciso que ele enxergue que a sua atuação vai muito além da busca pelo lucro. Ele deseja que você se sensibilize e pratique ações que atendam às necessidades da sociedade como um todo, como o consumo responsável, a preservação do meio ambiente, entre outras causas.
No entanto, é preciso destacar que tais ações precisam ser realmente genuínas. Se você se engajar com tais causas apenas pensando no lucro, o consumidor perceberá que a preocupação é motivada apenas por interesse, o que trará o efeito contrário na percepção sobre a sua marca.
Gerando valor para o cliente
A criação de valor para o cliente demanda um princípio básico: entender o que de fato espera da sua empresa.
Por isso, dedique tempo e recursos para saber o que satisfaz o seu consumidor: quais são suas preferências? E quais as dores deste cliente? Uma plataforma de vendas, por exemplo, pode te trazer essas respostas.
O cuidado com a jornada de compra do cliente também é essencial para que ele perceba valor na sua marca. Afinal, é a partir dela que sua empresa será capaz de criar experiências inesquecíveis, desde o atendimento até a efetuação da compra, estimulando o cliente a continuar consumindo com você.
Neste contexto, é importante ter uma força de vendas estruturada, com um time apaixonado pelo que faz e atencioso às necessidades do consumidor.
Vantagens da criação de valor
Apesar da criação de valor não ser uma estratégia direta para gerar lucro, também pode impactar nas finanças. Afinal, pode trazer um diferencial competitivo que mantenha a sua marca na lembrança do cliente. Isso leva ao aumento da fidelização, ou seja, cria uma relação de confiança.
Outra vantagem prática é fazer com que sua empresa sempre esteja pronta para suprir as dores do consumidor, o que exige uma comunicação integrada em todos os canais de atendimento, um software para vendas é essencial neste processo.
Assim, empresa, vendedor e usuário final percebem os benefícios e você cria uma força de vendas com gestão eficiente e que, de fato, gera valor para o seu cliente!
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