Força de vendas: confira suas principais características
Para que uma empresa venda o seu produto ou serviço e ainda venha a crescer, é muito importante ter um time de vendedores eficientes.
Mas como ter um time de vendedores que trazem resultados e ainda otimizar o trabalho? O segredo está na gestão da força de vendas. Com uma boa gestão, é possível analisar os cenários e direcionar os seus vendedores para que eles consigam atingir melhores resultados.
O que significa força de vendas?
São os colaboradores responsáveis por prospectar, visitar, atender os clientes e vender produtos ou serviços.
A força de vendas é dividida por:
– Cliente: cada vendedor ou equipe fica responsável por atender determinado tipo de cliente.
– Território: cada vendedor ou equipe atua em uma área.
– Atuação: a atuação pode ser externa ou interna. A externa diz respeito aos representantes, eles são independentes e podem ser terceirizados. A interna acompanha todos os processos dos departamentos.
– Produto: cada vendedor ou equipe fica encarregada de vender determinado produto.
Quais os objetivos da força de vendas?
De um modo geral, as funções desenvolvidas pela equipe são:
Prospecção (procura por novos clientes), definição do público-alvo (definir clientes), comunicação (definir a melhor forma de abordar o cliente), processo de venda (apresentar o produto, argumentar e fechar o negócio), pós-venda (consultoria para solução de problemas) e feedback (pesquisa para reunir informações sobre a satisfação do cliente).
Quais as principais características da força de vendas?
Após entender todo esse processo, a força de vendas precisa ter algumas características para alcançar suas metas. Por isso, é essencial que a equipe da força de vendas tenha as seguintes características:
– Conhecimento dos produtos e serviços: para ter uma equipe qualificada, é necessário um bom conhecimento do produto ou serviço, pois só assim será possível fechar o negócio.
– Equipe engajada: uma equipe de sucesso precisa estar comprometida com o negócio, por isso é importante que a equipe esteja em constante aprendizado, como conhecer o seu público, objetivos e necessidades.
– Motivação: a equipe, para trazer bons resultados, precisa estar motivada e, para que isso aconteça, ela pode ser incentivada de diversas formas, como aumento de comissão, prêmios, entre outras coisas.
– Equilíbrio entre empresa e cliente: para que haja uma venda eficaz, é necessário ter metas, mas também priorizar as necessidades do cliente, sendo assim ele sempre comprará da sua empresa e, consequentemente, aumentará o seu lucro.
Como melhorar o processo da minha equipe de força de vendas?
Para aumentar a qualidade do trabalho, existem diversos meios os quais ajudam a equipe a ter melhores resultados.
– Acompanhamento constante: para ter sucesso, é necessário fazer um acompanhamento dos processos realizados diariamente, pois só assim é possível analisar se os métodos estão tendo resultados.
– Ferramentas de tecnologia: existem os ERP’s, sistema de gestão integrada, que permite integrar as tarefas da equipe de vendas. Com esse sistema, é possível ter a transmissão de informações em tempo real.
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