Cross selling: o que é e quais suas vantagens?
As estratégias de fidelização do cliente são muito importantes para qualquer negócio e uma das que tem proporcionado um ótimo resultado é a chamada cross selling ou venda cruzada.
Um dos objetivos da estratégia é estimular o cliente a consumir mais, porém vai muito além disso, a ideia principal é proporcionar melhores experiências ao consumidor. Ou seja, o cross selling une o útil ao agradável, uma vez que conquista o cliente ao deixá-lo mais satisfeito e ao mesmo tempo, alavanca as vendas.
Para esclarecer melhor esse conceito, iremos apresentar mais detalhes sobre ele e apresentar quais são as suas maiores vantagens. Acompanhe!
O que é cross selling?
Trata-se de um modelo de venda que definitivamente sempre foi praticado, mas somente na atualidade tomou forma e foi reconhecido como ferramenta específica para fazer negócio. A ideia é, ao vender um determinado produto, ofertar ao cliente outra opção que tenha uma relação com o produto que ele deseja adquirir. Esse método pode ser utilizado nos mais diversos segmentos de venda, já que haverá sempre uma oferta que poderá ser relacionada àquela compra. Contudo, precisamos salientar que essa não é uma questão de manipulação do cliente, mas, sim, de oferecer opções que não faziam parte da sua ideia inicial, mas que podem ser interessantes para ele. Isso é muito comum, por exemplo, em vendas pela internet, onde enquanto o consumidor está escolhendo as definições de seu produto, em algum lugar da página haverá sugestões de outras mercadorias que ele possa se interessar e acabar adquirindo também.
Vantagens do cross selling
Os benefícios da prática do cross selling são muitos, mas para você ter uma ideia de como ele pode ser bom para o seu negócio, apresentamos abaixo algumas das suas principais vantagens.
Conquista clientes leais
A oferta de produtos relevantes, que atendam demandas existentes e que vão garantir uma melhor experiência para o cliente é um grande incentivo para ele querer comprar mais vezes.
Ao perceber que está sendo vantajoso fazer negócio com aquela empresa e que ele poderá encontrar várias soluções em apenas um lugar, naturalmente o consumidor vai se tornar cada vez mais fiel, tendo como resultado, inclusive, indicações que vão se converter em venda.
Aumento da lucratividade
Não podemos negar que a maioria das aplicações de cross selling envolvem algum tipo de desconto ou outras vantagens ao cliente. No entanto, isso não significa menor lucratividade.
Os descontos, se forem bem aplicados e resultarem em muito mais vendas, dentro de um aspecto coletivo, irão proporcionar muito mais ganhos do que perdas para a empresa. Considere principalmente que, além de vender mais, a empresa vai conquistar definitivamente o cliente para muitos outros negócios.
Saída maior de produtos com menos apelo comercial
Nos negócios com uma boa variedade de produtos a serem oferecidos é muito comum que algumas mercadorias “encalhem”, enquanto outras têm mais facilidade de saída.
Nesse caso, o cross selling pode funcionar como propulsor de vendas, permitindo que produtos que não tem tanta visibilidade nem apelo comercial sejam vistos pelo cliente e despertem um interesse que naturalmente não conseguiriam ter.
Como aplicar o cross selling de forma eficiente?
Mais uma vez precisamos destacar que o cross selling só funciona se ocorrer de uma forma natural, sem forçar o cliente ou manipulá-lo. Sendo assim, é necessário oferecer produtos que realmente são complementares e vão acrescentar algo na experiência do consumidor.
Por meio do cross selling, o cliente precisa enxergar mais valor em comprar também o produto que está sendo ofertado e não apenas o que ele desejou inicialmente e, dessa forma, aquela aquisição deverá fazer sentido para ele.
A estratégia se baseia em um ganho mútuo, onde tanto a empresa como o cliente sairão satisfeitos e essa satisfação fará esse último desejar fazer negócio mais vezes, tornando a fidelização muito mais possível.
Agora que você já sabe o suficiente para saber aplicar o cross selling, acesse nosso blog para mais conteúdos como esse, que vão ajudar você no desenvolvimento da sua empresa.