Criando um Ecommerce – Migrando ao B2C
Aqui no Demander nosso foco é vendas B2B, com vários canais de atendimento (omnichannel) e focando em todos os processos de vendas e contato com o cliente.
Por vezes o atacadista, distribuidor ou até mesmo a indústria tem a oportunidade ou o desejo de atender e ofertar seus produtos diretos ao consumidor. Isto ocorre por várias razões:
- Expansão de mercado
- Chegar em locais onde não é viável um ponto físico de contato
- Atender clientes que conheceram os produtos em uma viagem
- Buscar novos fornecedores
- Tem um produto especializado e pode ir adiante geograficamente.
Perfeito, então surgiu algumas situações:
- Criar um ecommerce é como criar um novo negócio, uma nova empresa, não dá para deixar andar sozinho.
- A atual equipe comercial e clientes poderão sentir que tem um concorrente na sua cola
- Qual público atingir ?
- Como chegar lá ?
- O concorrente mudou
Para cada pergunta (e muitas outras que não coloquei aqui) tem várias alternativas a serem analisadas e implementadas, como:
- Criar uma nova marca
- Criar um novo canal de atendimento
- Políticas comerciais diferentes
- Logística diferente, pois no ecommerce as vendas são em unidades
- Comunicar por novos canais.
De qualquer maneira, com qualquer caminho escolhido, o desafio de ajuste e execução é definitivo para o sucesso.