Como um módulo de indicadores ajuda nas vendas do ERP
Se você precisa de uma nova estratégia para aumentar suas vendas de ERP, pode contar com um parceiro que integre ao seu produto um módulo de indicadores, que não processa apenas dados de vendas, mas também informações de todos os tipos e de fontes variadas.
Essa parceria tem o potencial de tornar o sistema de gestão ainda mais completo, o que aumenta sua competitividade perante as outras soluções que o mercado oferece.
Vamos mostrar neste texto como a integração com o módulo qualifica o produto e ajuda a empresa a obter mais usuários.
Mais robustez e soluções embarcadas no produto
Complexidade e robustez não são por si mesmas virtudes, mas passam a ser quando a união entre eles resulta em fornecimento de mais soluções para problemas, necessidades e oportunidades que os clientes podem ter. É o que ocorre quando acopla-se à plataforma um módulo de gestão de dados poderoso.
Com essa solução adicional, os usuários podem compilar e organizar de formas distintas as informações que extraem de outros módulos do próprio ERP e de fontes externas a ele, como bancos de dados e demais ferramentas.
No caso, é uma solução a mais não apenas para os usuários qualificarem a obtenção e a gestão de dados, podendo extrair melhores resultados deles, mas também para possibilitar que esse trabalho possa ser feito de forma centralizada e com investimento menos ferramentas.
Maior retorno sobre investimento para os clientes
O último parágrafo do tópico anterior tem tudo a ver com aumento de retorno sobre investimento na contratação de uma tecnologia, o que todos os seus clientes também buscam ao implementá-la.
Enquanto o oferecimento de soluções adicionais dispensam o uso de outros e mais softwares, o que significa menos despesas, a qualificação na gestão de dados e o aumento da abrangência das informações ajudam os gestores e diretores e tomarem decisões melhores, com bases mais exatas e confiáveis nas quais apoiar suas análises de rotinas, resultados e até fatores externos.
Menos custos de implementação para os usuários
Se o módulo de indicadores é oferecido junto ao ERP, sua implementação ocorre quando o cliente adquire o sistema de gestão, sendo ambas implementações realizadas no mesmo processo.
Como implementações também significam custos para as empresas, elas podem gastar menos se conseguem aderir a mais soluções dentro de um mesmo processo e também se podem dispensar a contratação de outras tecnologias, nesse caso para coleta e análise de dados.
Menos trabalho para a TI dos contratantes
Junto a custos, implementações podem representar também demanda de trabalho aos setores de tecnologia das empresas clientes. E quanto menos trabalho adicional, e possivelmente problemas a resolver, for gerado para o departamento de TI, melhor.
Dependendo da empresa prospectada, o gestor de TI pode ter participação relevante no processo decisório de contratação do sistema, já que é dele a análise mais técnica sobre a tecnologia possivelmente contratada. Portanto, se a implementação não se demonstrar uma potencial geradora de demandas e custos (critérios relevantes a serem alocados nos limites de equipe e orçamento) para seu setor, é mais fácil que esse profissional dê seu aval para a contratação.
Possibilidade de apresentar mais cases de sucesso e depoimentos
Os usuários do ERP podem fornecer depoimentos e dados para a empresa montar cases de sucesso em relação a quesitos como melhoria de rotinas, automação de processos manuais e melhoria em setores específicos.
Oferecendo uma solução de gestão de dados, abre-se mais uma possibilidade para a obtenção de feedbacks positivos e montagem de cases, como agilidade na extração de informações, obtenção de relatórios mais abrangentes e bem organizados e atendimento às expectativas dos diferentes usuários de dados.
Cases e depoimentos são úteis para aumentar as vendas do ERP porque transmitem confiabilidade e autoridade à empresa, pois os possíveis clientes têm provas práticas de que o sistema de gestão entrega o que propõe.
Mais oportunidades de upsell e crossell
Além de poder vender mais para novos clientes, a adição do módulo proporciona também mais chances de faturamento adicional junto a clientes que já fazem parte da base.
Por exemplo, sua empresa passa a oferecer o módulo de indicadores a partir de uma parceria com outra ferramenta, como o Demander, e nesse momento conta com toda uma base que já utiliza seu sistema, mas ainda não o novo módulo. Então, comunicando sobre a novidade, pode realizar upgrades e aumentar o ticket médio de pelo menos parte da base.
As possibilidades de geração de receita adicional com clientes já adquiridos acompanham uma necessidade menor de investimento em marketing, pois a parte mais dispendiosa em recursos e esforços, em termos de conversão, é para a aquisição de novos clientes. Fazer vendas a clientes já convertidos normalmente é um processo mais rápido e barato, até porque esses usuários já são propensos à conversão por terem histórico de relacionamento com a empresa e confiança estabelecida.
Maior poder de retenção de clientes
Aqui não trata-se exatamente de vendas do ERP, mas de fidelização da base, que também é importante, pois adquirir novos clientes apenas para repor contas perdidas não é algo que auxilia no crescimento da empresa porque a base se mantém estagnada em volume quando isso ocorre.
Existem diversos motivos para o churn, alguns nem mesmo ligados ao produto em si, como atendimento insuficiente ou suporte muito demorado. Por isso, sempre que possível, ações devem ser desenvolvidas para fortalecimento de pontos que podem motivar cancelamentos.
Para esse tópico, a adição do módulo trabalha pontos como recursos, funcionalidades, robustez e abrangência do sistema, evitando que aconteçam cancelamentos para adesão a ferramentas mais completas.
Por exemplo, se a empresa pretende implementar Business Intelligence (BI), ou valoriza a cultura de dados mesmo sem essa estratégia propriamente dita, ela precisa de excelência em coleta e análise de dados. E se o ERP utilizado não oferece isso, existem chances de esse cliente fazer a troca, buscando um sistema que ajudará mais a empresa em relação à extração e ao gerenciamento de dados.
Com certeza, você percebeu as vantagens de contar com um módulo de indicadores para oferecer junto ao seu produto principal. Mas existem outras soluções adicionais com potencial de aumentar a competitividade da ferramenta frente aos concorrentes.
Veja outras cinco integrações interessantes para oferecer aos seus usuários de ERP.