BI de vendas – Como ele pode ajudar na tomada de decisões?

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BI de vendas - Como ele pode ajudar na tomada de decisões

Antes de iniciarmos, o que é BI?

É a sigla para Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios. É uma análise dos dados da empresa que engloba a coleta e visualização dos dados gerados em sistemas ERP, CRM ou Forças de Vendas como o Demander. O BI de vendas é uma das análises.

Os dados gerados pelo BI ajudam as organizações a tomarem decisões, pois as informações são mostradas em tempo real e podem ser criados relatórios específicos para que a empresa ganhe agilidade e segurança na visualização dos resultados.

De maneira bem direta, podemos dizer que o BI dá ao gestor uma visão ampla e clara das informações da sua empresa. Com esses dados, ele pode direcionar esforços para onde é mais relevante ou trabalhar mais forte em outros aspectos que ainda não demonstram bons resultados.

Como analisar os dados de vendas com o Demander

O Demander conta com um BI de Vendas muito completo, onde você pode criar análises com vários parâmetros diferentes, tudo isso usando os dados integrados do seu ERP e dados gerados pelo Demander, como pedidos e clientes.

Após acessar o BI de Vendas do Demander pela primeira vez, algumas configurações iniciais são necessárias, como o tipo de visualização, quais os valores que serão visualizados e o período. Depois de criada a preferência é possível dar um nome e salvar, assim o usuário pode trocar entre preferências diferentes de forma muito rápida.

Um exemplo é o relatório de vendas por cidade do Demander.

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Quantidade de Pedidos x Cidade

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No exemplo ao lado temos a visualização em Tabela e a contagem de todos os pedidos filtrados pela cidade do cliente, no caso podemos observar que em uma análise de pedidos emitidos nos últimos 30 dias a cidade de Ponta Grossa/PR, a cidade de Porto Alegre/RS e a cidade de Lajeado/RS, são as mais relevantes.

Com essa informação em mãos, o gestor pode decidir focar em cidades mais próximas a essas possam ser atendidas pelos vendedores, já que o deslocamento dos mesmos é mais fácil, ou talvez concentrar os seus esforços em outros estados, visando aumentar a sua representatividade.

Além disso, o gestor tem em suas mãos, diversas visualizações diferentes, como o gráfico de barras.

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E o mapa de calor, que mostra os resultados mais relevantes em vermelho bem forte, e os menores em tons mais fracos de vermelho.

Continuando a análise

Agora, pegando esta análise e trocando a data, para que seja analisado apenas os últimos 15 dias. Podemos observar que a cidade de Lajeado/RS não está mais em terceiro lugar, está bem abaixo, porém Ponta Grossa/PR e Porto Alegre/RS continuam no topo. Isso pode indicar alguma dificuldade no atendimento de clientes na cidade de Lajeado/RS, seja por que os clientes compraram da concorrência ou pode indicar que clientes de Lajeado/RS comprarão mais no final do mês.

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Após gerar a sua análise, salve como uma preferência, assim poderá usar quando necessitar, sem ter que configurar a todo momento.

Para isso, adicione um nome e clique em salvar.

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Agora em Minhas preferências você verá ela salva.

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Com o BI de Vendas do Demander você pode criar diversas visualizações como:

  • Valor das vendas x mês
  • Vendedores que mais venderam
  • Clientes que mais compraram
  • Análise diária, mensal e anual
  • Produtos e grupos de produtos mais vendidos
  • Quantidade vendida de cada produto e mais …

Confira nesse vídeo, mais opções.

Agora que mostramos o que é BI e como o Demander pode ajudar a sua empresa vamos mostrar alguns critérios que devem ser levados em conta na hora da criação desses relatórios de BI, afinal, é preciso entender que esse método não pode ser aplicado de maneira aleatória e sem estudo prévio, existem uma série de critérios que devem ser considerados na criação das análises do BI de Vendas, para que os dados coletados resultem em interpretações úteis para a melhoria no processo de venda.

Identifique as suas necessidades

Definir quais as suas necessidades é um importante começo para identificar quais tipos de dados devem ser apresentados no BI de Vendas. Um bom começo é perguntar aos seus colaboradores quais dados eles julgam ser importantes para a realização de seu trabalho, afinal, eles estão em contato direto com os clientes. Desse modo, você e sua equipe de vendas não perderão tempo analisando dados irrelevantes. O Demander traz uma gama muito grande de análises, então saber quais serão mais relevantes é muito importante.

Construa sua estratégia de Business Intelligence

Aqui, deve ser definido como será o processo desde criação das análises, geração de relatórios, até a tomada de decisão. E então, os direcionamentos são passados para a sua equipe de vendas que vai trabalhar em cima deles e trazer mais resultados para a empresa.

Separe, analise e estruture as suas análises

Invista um tempo para monitorar os dados. Esse quesito merece investimento, já que essas informações, quando captadas de forma correta, refinada, estruturada, padronizada e atualizada, podem elevar consideravelmente o faturamento da empresa. Usando o Demander você elimina muitos dos problemas, como digitação errada de um pedido, ou um pedido com desconto a mais e que não deveria ser dado.

A seguir, pontuamos algumas das principais vantagens de aplicar o BI em vendas.

  • A tomada de decisões fica mais racional;
  • O processo comercial fica mais transparente;
  • O atendimento ao cliente ganha mais eficácia;
  • As equipes se tornam mais produtivas;
  • A gestão de risco passa a ser mais criteriosa;
  • Os custos operacionais ficam reduzidos.

Interpretar os dados

Produzir dados não é mais um problema. A dificuldade é tirar informações relevantes que gerem conhecimento e conduzam a ações efetivas. Para fazer isso, mais do que produzir dados, é preciso organizá-los e saber fazer as perguntas certas para encontrar boas oportunidades. Tudo isso é possível por meio do BI.

Lembre-se, o BI não dá respostas prontas, mas potencializa a empresa para encontrá-las, seja para qual pergunta ou área que for, inclusive, claro, vendas.

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