A importância de se conectar com seus clientes digitais
Os clientes digitais são uma parte cada vez mais importante do lucro e sucesso de qualquer tipo de companhia. Modernos, antenados e em busca de interação e solução rápida de problemas, são clientes que consomem muito mais, porém apresentam certos desafios muito particulares.
A seguir, entenda melhor qual o perfil dos clientes digitais, porque é importante manter uma boa relação com eles e também como você pode fazer isso de forma eficiente. Confira o artigo conosco.
Qual a personalidade do cliente digital?
A principal característica do cliente digital é, obviamente, o fato de ele estar conectado à internet. Parece uma coisa extremamente óbvia, mas que faz toda a diferença na forma como ele interage com a loja ou prestadora de serviço. Esse tipo de cliente está buscando comodidade e segurança, além de rapidez no atendimento das suas demandas.
Trata-se de um público jovem, com idade média um pouco menor do que o mercado geral. Outro detalhe é que é um cliente muito mais proativo. Ele exige um trabalho de convencimento muito menor, uma vez que a iniciativa de acessar o site parte dele. Porém, é aí que se torna necessário conquistar esse cliente com marketing digital e mantê-lo com boas iniciativas de pós-venda.
Qual a importância de se conectar com os clientes digitais?
A conexão com os clientes digitais sempre foi importante, mas agora, em 2020, isso ficou ainda mais presente. Isso porque, no contexto em que estamos vivendo, todos os clientes se tornaram um pouco mais digitais. As restrições em diversas cidades, bem como o medo de sair de casa, fez muitas pessoas que costumavam fazer compras na loja física migrarem para o comércio digital.
Além disso, os clientes digitais estão extremamente ligados ao conceito de User Experience (UX). É de extrema importância estabelecer uma conexão porque o perfil do cliente demanda isso.
A importância dessa conexão também está relacionada ao poder de compra desse cliente. Como ele tem todas as opções a um clique de distância, é muito importante que ele tenha um bom motivo para optar pelo seu e-commerce. A criação de conexões, especialmente em um momento onde as pessoas estão isoladas socialmente, cria um identificação e fideliza o seu cliente.
Como me conectar com os clientes digitais?
É muito importante que essa conexão seja personalizada, mas real. O cliente digital atual está acostumado a receber centenas de spams e e-mails marketing. Portanto, se você não fugir dos padrões de texto, ele vai perceber que aquilo é uma tentativa vazia. A sinceridade no atendimento faz toda a diferença, inclusive para a imagem da sua empresa.
Isso não significa, necessariamente, em mais gastos para empresa, já que o lucro tem potencial para ser bem maior. Porém, ao investir em atendimento personalizado, crie softwares com respostas humanizadas e busque trazer essa sensação para os seus canais digitais. Lembre-se que a identificação é um passo importantíssimo na fidelização de clientes hoje em dia.
Quer mais dicas que melhorem a sua interação com os seus clientes? Então confira nosso texto sobre chatbots e entenda por que a implantação de um pode ser essencial para o sucesso da sua empresa.