Dicas para melhorar sua prospecção de clientes
O mundo comercial exige um trabalho constante de prospecção de clientes. Seja utilizando com eficiência a força de vendas ou qualquer outro tipo de estratégia, o fato é que esta função é necessária para o sucesso e crescimento de qualquer empresa, independentemente do segmento.
Sendo assim, nosso objetivo é falar sobre algumas dicas no momento de prospectar os clientes. Lembrando, já de antemão, que este processo não significa vender. A prospecção está mais ligada ao relacionamento com o potencial comprador. Por vezes, forçar uma situação rapidamente pode ser prejudicial.
Estudo das possibilidades do mercado
O primeiro passo é realizar um estudo de público. Quais são as necessidades que o meu produto atende? E, desta forma, em quais segmentos eu posso investir meu tempo para a prospecção? Estas são perguntas importantes que um vendedor deve responder a si mesmo para iniciar o processo.
Chegar ao mercado certo com as respostas em mãos faz a prospecção ter uma chance muito maior de sucesso, já que o público ouvirá sobre assuntos que os interessam e que podem gerar soluções para sua rotina, o que aumenta consideravelmente a possibilidade de um investimento na compra do produto oferecido.
Estabelecimento de metas e análises sobre elas
Em qualquer segmento, é fundamental que haja uma meta a ser cumprida. Na prospecção, não tem diferença. Para o vendedor, é importante colocar no papel quantos contatos pretende fazer em um dia, semana, mês, qualquer que seja o tempo estabelecido.
Com a utilização de um software para vendas, por exemplo, ele pode melhorar ainda mais sua análise, percebendo quantos clientes de fato prospectou para compra e qual a porcentagem relacionada ao número de contatos feitos inicialmente.
Estes números, além de indicarem se as metas foram cumpridas, farão com que ele tenha uma ideia de quantos prospectados realmente se tornaram clientes. E, com isso, é possível saber se há necessidade de melhoria na prospecção, seja em qualidade ou quantidade de tentativas.
Manutenção dos contatos e possibilidade de indicação
Nesta função de tentar angariar clientes, é fundamental que o profissional não desista do contato rapidamente, sem uma tentativa mais firme de conquistá-lo. Mesmo que inicialmente as conversas não andem da forma esperada, é importante mantê-lo na rede, caso se encaixe no perfil de público-alvo imaginado nos estudos iniciais.
Além disso, outra dica valiosa é pedir indicações. Por vezes, é possível que aquele cliente específico não se torne um comprador, mas ele pode citar um parceiro que se encaixe melhor nos conteúdos oferecidos pela plataforma de vendas.
Assim, a prospecção se mantém ativa e constante, aumentando a chance de sucesso e cumprimento de metas.
Estes são alguns dos pontos a serem atacados no momento de tentar melhorar a prospecção na atuação comercial. Estudo de mercado, paciência e análise constante do que vem sendo feito são pilares neste processo, tão fundamental nesta área.
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