Erros de gestão que você deve evitar na sua loja virtual B2B
A relação entre comerciantes e seus clientes é bastante tênue, ou seja, pode ser consideravelmente afetada em decorrência de várias situações. Isso ocorre particularmente quando a empresa comete erros na gestão da loja virtual B2B.
Esse é um aspecto que pode comprometer a experiência de compra do cliente e resultar na sua insatisfação. Por esse motivo, os fornecedores trabalham continuamente para aprimorar os seus processos e, com isso, reduzir as chances de problemas. Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer quais são os principais erros a serem evitados e entender como oferecer mais qualidade aos compradores. Faça uma boa leitura! Não atualizar o estoque em tempo real Como comprador, você já teve a experiência de selecionar os produtos que deseja comprar e no momento de fechar o pedido percebeu que os itens não estavam mais disponíveis em estoque? Esse é um problema que acontece com bastante frequência no comércio online com vendas para o público Business-to-Consumer (B2C). Esse cenário resulta na insatisfação de não poder adquirir os produtos desejados e, nos casos mais graves, causa o abandono do carinho. Essa situação é ainda preocupante quando consideramos a relação entre empresa ou B2B. Portanto, para evitar que essa ocorrência aconteça é importante contar com ferramentas que manter a precisão do controle do estoque. Isso serve para sinalizar antecipadamente quando há ruptura do estoque e oferece ao cliente a oportunidade de procurar produtos alternativos. Enviar pedidos com erro Essa é uma ocorrência que pode acontecer em diversas etapas do processo de comercialização. Porém, a origem desse problema está na etapa de separação e expedição dos pedidos. Geralmente, os produtos são enviados em quantidades diferentes do pedido ou com características diferentes. Toda vez que isso acontece, o cliente é forçado a realizar a devolução do produto e recomeçar o processo de compra. Além do tempo gasto para realizar essa operação, existem novos custos com a re-entrega e o atraso da entrada de receita das vendas. Não oferecer canais de comunicação Comodidade é a palavra-chave quando o assunto é a disponibilidade de canais de comunicação com os consumidores. Por isso, além das opções tradicionais, e-mail e telefone, as empresas estão adotando medidas para expandir as possibilidades. Por mais simples que seja a utilização da sua loja virtual, existem diversas funções que, para serem executadas, requerem a interação com a equipe de vendas ou suporte. Os casos mais comuns são: • esclarecimento de dúvidas; • consulta sobre o andamento do pedido; • acompanhamento da entrega; • problemas durante a etapa de pagamento; • registro de reclamações ou elogios.
Por isso, as redes sociais têm sido utilizada para aproximar esse relacionamento e fornecer soluções de forma rápida. As plataformas de chat também conquistam espaço e são bastante flexíveis para quem deseja obter informações com agilidade.
Nós entendemos que não existe uma receita de bolo para que a sua empresa possa seguir e, assim, evitar os principais erros. Contudo, é importante adotar uma conduta que encara os problemas como oportunidades de melhoria e aprendizado. Por isso, esteja atento a esses elementos e crie uma loja virtual B2B que está em constante aprimoramento.
Nós falamos como a comunicação com os clientes é essencial, para saber mais confira o nosso artigo sobre como Chatbot pode ser útil para a sua empresa.