Os maiores erros em uma negociação
Negociar é uma arte fundamental para quem deseja obter sucesso ou fazer com que a sua empresa alcance os seus objetivos com maior velocidade. Um profissional que não sabe negociar ou não é capaz de fazer isso de forma bem-sucedida, pode comprometer as metas que foram traçadas por uma empresa.
Para que aprenda a fazer isso de maneira eficiente e com sucesso, fizemos este artigo para apresentar os maiores erros em uma negociação. Confira e tome nota de tudo!
Falar muito e ouvir pouco
Em um processo de negociação, é fundamental manter o equilíbrio em relação à escuta e fala. O profissional que fala muito e ouve pouco pode tomar decisões de forma precipitada, sem analisar a situação como um todo e, com isso, prejudicar os interesses da empresa que representa.
O ideal é ponderar, ou seja, escutar com atenção e falar nos momentos solicitados ou quando o objetivo é corrigir alguma informação que foi passada de maneira errada.
O processo de negociação deve ser pautado pelo diálogo equilibrado, de modo que os participantes possam falar o que deseja, bem como ter a atenção necessária.
Tratar do assunto de maneira superficial
Em uma reunião de negociação, é essencial que as partes envolvidas tratem o assunto com certo grau de profundidade, para que não restem dúvidas e o tema seja esclarecido.
É um erro comum em reuniões de negociação tratar do assunto de maneira superficial, o que deixa, muitas vezes, uma das partes envolvidas com dúvidas não esclarecidas. Isso, além de provocar a tomada de decisão de forma precipitada, pode prejudicar a empresa ou o profissional.
Tudo precisa ser esclarecido em detalhes, como: preço, proposta, força de vendas, plataforma de vendas, software de vendas etc.
Não estudar a proposta objeto de negociação
Em uma negociação, estudar o objeto da reunião é condição indispensável para que não só aconteça, mas também para que se torne eficiente e produtiva.
No entanto, é comum vermos pessoas realizando negociações em reuniões sem estudar a proposta que é objeto da negociação. Ao serem questionadas, costumam consultar, na frente de todos, papéis para dar uma resposta eficiente.
Quando se estuda, o profissional não só fala com firmeza, sabendo o que está fazendo, mas também passa uma imagem positiva, de que se preparou e tem domínio sobre o objeto de negociação.
Não enviar a proposta objeto de negociação para as partes
Para que todos possam participar efetivamente, fornecendo opiniões e dicas, é fundamental que o responsável pela reunião de negociação envie a proposta para as partes, de maneira que elas fiquem cientes do que vai ser tratado.
No entanto, o que acontece é justamente o contrário. As partes são pegas de surpresa e isso pode colocar a reunião de negócio em risco.
Agora que conhece alguns dos principais erros em uma reunião de negócio, evite-os e faça a sua negociação ser um sucesso.
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