Plano de Vendas: Elementos Efetivos
Um plano de vendas é uma ferramenta crucial para todos os vendedores. Sua empresa pode ter um plano de vendas em vigor mas sem um plano de vendas individual, você está perdendo a oportunidade de impulsionar suas vendas para o próximo nível.
Os dois principais componentes de um bom plano de vendas
Um bom plano de vendas tem dois componentes principais: estratégias e táticas de vendas. Estratégias e táticas são termos militares usados para descrever um plano de guerra. Estratégia é sobre a guerra em si: o que os líderes querem realizar e quais batalhas eles escolhem para lutar. As táticas determinam como uma batalha individual é travada. Assim, em termos de negócios, uma estratégia pode ser permitir que as pessoas da sua comunidade conheçam sua empresa, enquanto as táticas associadas podem incluir comparecer a reuniões da câmara de comércio, colocar um anúncio no jornal local, organizar um evento no local de trabalho, indo de porta em porta, etc.
Se acostume com sua praça de atuação, suas metas de vendas, seus produtos e serviços antes de criar seu plano de vendas
Compreender sua meta ajuda você a criar um plano que deixará seu gerente feliz e também permitirá que você maximize suas comissões – o que também fará você feliz. Conhecer o seu território impede que você pise nos dedos de seus colegas de trabalho. E conhecer seus produtos e serviços ajuda você a definir seus requisitos de perspectiva, o que, por sua vez, oferece uma visão realista de como e quanto você pode vender.
Revendo seu plano de vendas
Até mesmo o melhor plano de vendas precisará de uma revisão regular. Mudanças em sua meta, sua linha de produtos, sua base de clientes existente, sua indústria – até mesmo altos e baixos econômicos podem exigir um ajuste em seu plano de vendas. No mínimo, você deve rever seu plano trimestralmente e decidir se precisa fazer alguma alteração. Considere o plano de vendas um documento vivo, não algo definido em pedra.
Se você tiver problemas para decidir sobre suas estratégias e táticas de vendas, o gerente de vendas é um excelente recurso. Eles geralmente têm uma compreensão melhor das metas de vendas para toda a empresa e poderão ajudá-lo a adaptar seu plano de vendas para atingir essas metas, além de aproveitar ao máximo suas oportunidades exclusivas. Outros membros da sua equipe de vendas também podem ajudar. Pergunte aos vendedores que atingem suas metas o que eles incluem em seus planos de vendas e use essas estratégias como um ponto de partida para desenvolver o seu próprio.
Para começar, aqui estão alguns exemplos de estratégias de vendas úteis e suas táticas.
“Para bater 25% da minha meta: fazer 50 ligações por semana, fazer vinte contatos cara a cara com clientes em potencial, marcar quatro consultas por semana, enviar 40 saudações por e-mail para potenciais clientes por semana.
Para vender uma média de um produto novo para cada cliente existente: enviar cinquenta cartas por semana sugerindo uma avaliação, ligar para cinco clientes por dia para perguntar sobre seu status, entrar em contato com um novo cliente dentro de duas semanas após a compra para responder a quaisquer perguntas ou dúvidas.
Aumentar minha base de clientes locais: participar de 12 eventos de networking, ser voluntário de três organizações locais sem fins lucrativos, participar de todas as reuniões da Câmara de Comércio.”