Problemas na digitação de pedidos, erros de digitação e demora no processo de venda
A sequência de ações que envolvem um processo de vendas deve ser minuciosamente planejada e efetiva, porém existem erros simples (e bastante comuns) que podem dificultar e atrasar a entrega do produto ou serviço ao cliente final.
Entre esses pequenos deslizes estão os problemas de digitação no momento de lançar o pedido de venda no sistema da organização. Acredite: uma palavra errada pode desencadear um atraso enorme no processo de vendas.
Pensando nisso, destacamos como a digitação correta influencia diretamente na venda e quais medidas devem ser tomadas a fim de evitar esse problema.
ATENÇÃO À DIGITAÇÃO DE PEDIDOS
O representante comercial chega com um excelente pedido em mãos. Se dedica a transmitir tudo no sistema da empresa para que cada setor responsável e envolvido no processo comece a produzir ou preparar o produto ou serviço que o cliente solicitou. Até aí, tudo bem.
Mas, de repente, há uma divergência de dados. Então ninguém consegue compreender o que o cliente solicitou – e tudo por conta de um simples erro de digitação.
A atenção à digitação de pedidos é passo fundamental para que a venda se concretize da melhor maneira, sem retrabalho, e no tempo estimado. Isso não só auxilia a ação dos setores envolvidos (que irão trabalhar de forma muito mais concisa e exata), mas também terá um impacto direto na recepção do cliente.
Isso porque o tempo demandado desde o fechamento do pedido até a entrega final é um fator que aumenta a confiabilidade da organização perante o cliente.
PORQUE OS ERROS DE DIGITAÇÃO SÃO UM PROBLEMA
Quando falamos em erros de digitação, não estamos abordando apenas erros gramaticais ou descuidos na hora de digitar os pedidos, mas também informações incompletas ou até mesmo falta de informações.
Erros simples que podem minar todo o processo de vendas, irritar o cliente final e refletir na imagem da organização diante do mercado.
Qualquer problema na digitação de pedidos é um erro perigoso e, por isso, todo cuidado é pouco.
COMO O PROCESSO DE VENDAS É IMPACTADO
Diretamente, o processo de vendas é impactado justamente pela demora recorrente dos erros na digitação dos pedidos.
Um pedido lançado de forma equivocada vai desencadear todo um retrabalho para que o pedido correto seja compreendido, e só então ser processado de acordo com a solicitação do cliente.
Essa demora não atrapalha somente os colaboradores envolvidos, mas recai diretamente no cliente final que vai ter que esperar além do tempo determinado.
SOLUÇÃO SIMPLES PARA MELHORAR ESSA RELAÇÃO
Obviamente que prestar atenção ao que está sendo inserido no sistema é primordial. Mas, além disso, é possível determinar uma solução bastante simples a fim de descomplicar a maneira de realizar pedidos e facilitar o processo de venda.
Essa solução é investir em um sistema de automação de pedidos, interligado ao ERP da empresa (se houver).
Dessa forma, os pedidos podem ser acessados fora da empresa, além de contar com armazenamento na nuvem – o que facilita seu envio diretamente ao setor responsável, sem necessidade da presença do representante ou vendedor.
Investir em um sistema automatizado viabiliza não apenas eficiência e rapidez maiores no processo de vendas, como também facilita todos os procedimentos até o cliente final.
Não pare por aqui! Conheça agora os principais fatores que influenciam uma decisão de compra.