Ruptura de pedidos e o Omnichannel
Temos trabalhado muito no Demander para atender o cliente em vários canais:
- Venda presencial no cliente
- Venda no balcão
- Canais digitais
- Ecommerce B2B ou B2C
- Telefone
E como manter e atender a venda e garantir o estoque ? Como disto pelo amigo Augusto Aiquel no post Problemas nas entregas de pedidos com causas nos estoques: um desafio para as empresas é muito difícil e trabalhoso.
Imagina o cenário:
O cliente tem balcão de atendimento, exemplo varejo, e pega a última unidade da bombona de água. Ainda não registrou no sistema, e neste mesmo momento ou cliente, no ecommerce (que ainda consta 1 unidade da bombona de água) faz o pedido. Pronto ruptura por falta de produto.
Outra situação: A entrega do fornecedor atrasou, era para ser ontem (os motivos são inúmeros). As entregas programadas não serão atendidas, e assim por diante.
Na nossa leitura, precisamos saber conviver com rupturas de pedidos por falta de mercadoria. Voltando ao Augusto, sempre precisamos identificar o que ocorreu, mapear e tentar ações para reduzir o risco de ocorrer novamente.
Resumindo, a gestão do estoque e o atendimento dos pedidos é um grande desafio do gestor. Atenção constante e ferramentas para monitorar as ações, indicadores e trabalho para minimizar dificuldades são fundamentais.