Sucesso nas vendas: Como ser bem sucedido
Ter sucesso nas vendas é mais uma questão de preparação do que de estar no lugar certo na hora certa. Apesar de ser “sortudo” certamente tem o seu lugar nas vendas, estar no lugar certo e na hora certa exige que o profissional de vendas esteja visitando clientes ou ativamente trabalhando em redes.
Criar uma lista de artigos ou recursos que possam ser considerados uma referência completa sobre como obter sucesso em vendas seria quase impossível. Os climas de vendas e negócios são muito dinâmicos e o que é de ponta um dia é passado no seguinte.Sucesso de vendas é uma jornada, não um destino. Adotar essa crença irá colocá-lo em um caminho de sucesso ao longo da carreira!
01 Por que entrar em vendas em primeiro lugar?
Mesmo que você já esteja trabalhando na sua primeira posição em vendas, é importante entender completamente por que você ou qualquer outra pessoa deve considerar fazer das vendas uma carreira e não apenas um trabalho temporário.A lenda das vendas e palestrante mundialmente famoso Brian Tracy descreve as vendas como a profissão padrão final. Com isso, ele quer dizer que muitos profissionais de vendas estão em vendas porque não encontraram outro emprego. Eles entraram em vendas não por causa de seu desejo de estar em vendas, mas devido a ter que encontrar um emprego.Se você está em vendas, por que você está em vendas e está vendendo sua carreira? Se você está considerando um emprego em vendas, pergunte-se “por que eu quero estar em vendas?”
02 Treinamento de vendas
Depois de passar alguns anos em uma posição de vendas, você inevitavelmente se deparará com colegas de trabalho que simplesmente não podem suportar o treinamento de vendas da empresa. Suas razões geralmente são: “por que falar de vender quando você pode estar vendendo?”Embora poucas empresas de vendas, precisem tirar seus profissionais de vendas da frente de seus clientes, todos eles sabem ou pelo menos reconhecem o tremendo valor do treinamento de vendas.Como um iniciante nas vendas, você deve fazer atentamente cada treinamento de vendas oferecido a você, e também procurar treinamento adicional. Vá a seminários, contrate um coach de negócios, leia livros e faça o que puder para melhorar sempre suas habilidades em vendas.
03 Gerenciando seu tempo
Todos os profissionais de vendas bem-sucedidos compartilham um problema comum: gerenciar suas agendas lotadas. O sucesso traz demandas na forma de treinamento de clientes, reuniões, teleconferências, treinamento de vendas, contatos e compromissos pessoais.Sem um plano de gerenciamento de tempo eficaz, dinâmico e flexível, as coisas importantes não receberão a atenção que merecem ou cairão nas rachaduras. Aprender a dizer “não” é uma habilidade que muitos precisam aprender.
04 Prospecção de Competências
Não importa quão boas sejam suas habilidades de qualificação, apresentação, networking e fechamento, se você não tem clientes para vender, suas outras habilidades são inúteis.Prospecção é o ato de encontrar clientes em potencial que podem se tornar clientes reais. Prospecção pode ser feita de cem maneiras diferentes, de bater porta a porta até mala direta.Não importa o quanto você ou sua empresa prospecta clientes, você precisa tornar seu tempo de prospecção sagrado para você. Procrastine a prospecção e a sua carreira de vendas estará condenada.
05 Fechando uma venda
Fechar uma venda é a coisa mais empolgante que um profissional de vendas faz e a mais estressante. O fechamento deve ocorrer no final de um ciclo de vendas e deve ser uma conclusão natural para cada uma das etapas anteriores.A verdade é que você se deparará com pessoas que, não importa o quão eficiente você seja em todas as etapas envolvidas no ciclo de vendas, simplesmente não se comprometerão com o negócio. Quando você se deparar com essas pessoas, o que certamente fará, sua chance de fechar é baixíssima.