Qualquer pessoa, independentemente do tipo de personalidade, tem potencial para ser um bom vendedor. Mas conhecer o seu tipo de personalidade pode ajudá-lo a ter sucesso nas vendas, pois mostrará as áreas nas quais você provavelmente precisará melhorar. Embora existam muitas ferramentas para encontrar sua personalidade, a maioria acaba nos mostrando que há dois tipos básicos: introvertidos e os extrovertidos.
O que são introvertidos e extrovertidos? A definição mais básica desses dois tipos de personalidade é que os extrovertidos focalizam o que está fora de suas cabeças, enquanto os introvertidos se concentram no que está dentro. Como resultado, os extrovertidos tendem a gostar de socializar, ter muitos amigos e tendem a ser fortes palestrantes. Os introvertidos geralmente ficam mais confortáveis em ficar sozinhos do que cercados por pessoas, preferem ter alguns amigos muito próximos e geralmente ouvem mais do que falam.Como a introversão e a extroversão afetam as vendas? É mais provável que os extrovertidos entrem nas vendas porque sua personalidade é uma combinação próxima do que a maioria das pessoas imagina quando pensa em vendedores. Na verdade, enquanto os introvertidos não são tão comumente encontrados nas posições de vendas, eles tendem a se sair melhor do que os extrovertidos.Os introvertidos têm uma vantagem nas vendas precisamente porque estão mais inclinados a ouvir. Um vendedor que ouve o que o cliente em potencial tem a dizer está muito melhor armado para apresentar a proposta perfeita de que o vendedor fala com convicção, mas não presta muita atenção ao que o cliente em potencial está dizendo.Os extrovertidos precisam lembrar que o foco de uma apresentação de vendas não está neles; pertence às necessidades do cliente. Um extrovertido que pode aprender a ouvir com eficiência descobrirá que suas vendas melhorarão consideravelmente. Note que escutar efetivamente não é o mesmo que ficar quieto enquanto o cliente em potencial fala. Apenas dar uma chance para ele falar não é suficiente se você estiver falando o tempo todo, você está apenas pensando sobre o que você vai dizer em seguida.Por outro lado, os extrovertidos tendem a ter mais facilidade em conectar-se e construir relacionamento com o potencial cliente. Eles também tendem a ser bons em manter o controle do processo de vendas, e não se importam em passar muito tempo no telefone fazendo ligações frias e coisas do tipo.Os introvertidos geralmente têm grande capacidade de ouvir, mas têm dificuldade de se conectar com o potenciais clientes/clientes em um nível emocional. É importante que os introvertidos estudem e dominem uma forte linguagem corporal. Fazer contato visual, manter-se em uma postura poderosa e demonstrar interesse inclinando-se para a frente são boas práticas de linguagem corporal para vendas. Os introvertidos também podem ter mais problemas em ser assertivos do que os extrovertidos, então fazer chamadas frias e pedir o fechamento pode ser um grande desafio para eles.Onde os introvertidos realmente brilham: reunindo todos os dados que os clientes em potencial deixam para trás e conectando essas informações a um argumento de venda que garanta o apelo. Os introvertidos podem ser realmente pacientes com esses potenciais clientes que continuam e continuam falando, porque eles sabem que quanto mais eles falam, mais eficaz será o discurso de venda.Os tipos de personalidade introvertidos e extrovertidos são na verdade um tipo de espectro. Extrovertidos extremos caem em uma extremidade, introvertidos extremos na outra, e a maioria das pessoas acabam em algum lugar no meio. Idealmente, você desejará se mudar para algum lugar no meio do espectro. Tanto extrovertidos extremos como introvertidos extremos terão dificuldades nas vendas, de maneiras diferentes. Mas o vendedor que pode incorporar o melhor dos dois tipos dessas personalidades irá prosperar!