Vender mais e melhor: como o sistema de vendas pode ajudar
Vender mais é busca perene no setor comercial e sabemos o que significa. Mas devemos também dar importância ao ato de vender mais e melhor, tendo isso como outra meta permanente.
Fazer vendas melhores significa realizar negócios que dão mais lucro e se mantêm por mais tempo, dentro de um processo fluido, automatizado, inteligente operacional e gerencialmente, além de protegido contra erros. E um sistema de força de vendas pode ajudar seu negócio a aumentar o volume de vendas e também vender melhor, indo além de ser apenas uma ferramenta que os profissionais usam durante o trabalho para concluir tarefas.
Veja como a ferramenta atua para vendas maiores e melhores.
Vendendo com menos despesas (lucro maior) – Vender mais e melhor
Como sabemos, tempo é dinheiro. Então, todo o tempo deve ser otimizado com aumento de produtividade e prevenção contra retrabalhos. E isso pode ser alcançado pela aplicação de tecnologia nas vendas, mais especificamente com a automação de diversos processos manuais e melhoria na comunicação entre setores que se relacionam com o comercial via integração.
Outro recurso que pode gerar negócios com menos despesas é a loja virtual B2B colocada à disposição dos clientes. Isso permite a eles fazerem pedidos mais rapidamente e por conta própria, eliminando parte do trabalho ativo da equipe e os custos que essa parte gera.
Também é possível economizar na gestão comercial centralizando todos os processos e dados do setor em apenas uma ferramenta. Com diversos módulos e funcionalidades, inclusive não focados apenas em vender (como de indicadores e de separação de pedidos), menos contratações precisam ser feitas até mesmo para tarefas e informações de vendas que dizem respeito a outros departamentos.
Algumas vezes, é preciso realizar uma análise do fluxo de trabalho e das despesas associadas a ele para encontrar oportunidades de redução de custos. Nesse caso, o volume abrangente de dados integrados, e que podem ser segmentados, auxilia no trabalho analítico do gestor.
Apresentando um bom catálogo
Se a sua empresa investiu em uma ferramenta que possibilita aos clientes fazerem compras por conta própria, sem depender sempre de vendedores e suas visitas, ela poderá contar também com um catálogo que fica à disposição dos clientes.
Um bom catálogo, atualizado, com valores, detalhes dos produtos e boas fotos, valoriza o que o negócio tem a oferecer e influencia os compradores a fazerem pedidos.
O catálogo também pode ser útil em momentos nos quais um profissional está em atendimento. Antes de finalizar o pedido e passá-lo à empresa, o representante pode solicitar que o cliente confira o catálogo pela última vez e nesse momento o comprador pode lembrar de algo que havia esquecido ou ser influenciado a adquirir itens a mais antes do fechamento da compra.
Fidelizando os clientes
Alguns dos principais pontos para conquistar a fidelização são manter a satisfação dos clientes e conhecê-los bem. Aqui o foco é principalmente vender melhor para se ter a possibilidade de vender mais.
Ações que atuam na manutenção e na elevação da satisfação incluem respeitar os prazos e entregar os pedidos sem erros, tópicos que serão os próximos abordados, quando mostraremos de que maneira o software de força de vendas promove pontualidade, agilidade e exatidão nas entregas.
Quanto a conhecer bem os clientes, demanda que se tenha informações sobre histórico de relacionamento e negócios. Elas são base para decidir quais ações colocar em prática e como desenvolver estratégias específicas.
Quando falamos em técnicas específicas, nos referimos àquelas que saem das vendas rotineiras. Por exemplo, observar a recorrência de compra de determinado cliente e os volumes adquiridos para apresentar a ele esses dados junto a uma proposta de assinatura de contrato de fornecimento de longo prazo, no qual ele terá condições melhores para suas compras e o ganho da empresa será uma relação oficialmente firmada para presente e futuro próximo.
Mantendo os prazos das entregas
Se a ferramenta de força de vendas é aplicada no trabalho da equipe que fecha negócios, você pode achar estranho a citação a prazos de entrega. Mas existe relação entre as expedições de pedidos feitos e o trabalho dos representantes comerciais ou vendedores de campo.
O segredo está na integração entre o software comercial e o ERP ou outra ferramenta utilizada pela logística. Com esse recurso, o setor recebe em tempo real dados sobre as vendas realizadas, junto aos prazos de entrega definidos, e as separações de lotes começam ao mesmo tempo em que os negócios são efetivados. Ou seja, é um ganho de agilidade em cadeia, que ajuda a respeitar os prazos e até a realizar entregas em prazos menores.
O gerente de compras ou outro gestor que faz as aquisições pelas empresa cliente se sente mais seguro e confiante ao saber que o fornecedor internamente já recebeu as informações do seu pedido no momento em que ele foi finalizado e que prontamente sua demanda ira começar a ser processada para entrega.